Em outubro de 2019, durante a minha visita aos Estados Unidos, tive a oportunidade de visitar o Wizarding World of Harry Potter da Universal Studios, em Orlando, na Florida. É um lugar absolutamente mágico, com réplicas das construções que encontramos nos filmes e livros de Harry Potter que nos proporcionam uma espécie de experiência imersiva. Para pessoas como eu, que são fãs da saga e sempre sonharam em visitar aquele mundo, foi um sonho tornado realidade.
Contrariamente ao que muita gente pensa, a parte dos estúdios que compreende o Wizarding World of Harry Potter está dividida em dois parques. O da Diagon-Al, localizado na Universal Studios, e o de Hogsmeade, localizado na Island of Adventures. Neste post, trago-vos alguns dos lugares dos dois parques, que muitos reconhecerão dos livros e dos filmes.
Caldeirão Escoante
Leaky Cauldron em Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A nossa jornada começa no Leaky Cauldron, ou Caldeirão Escoante, um famoso pub e estalagem em Charing Cross Steet, Londres. À primeira vista não parece mais que um bar em ruínas, mas isso deve-se a um feitiço à prova de muggles. O interior também deixa um pouco a desejar, o recinto é sujo e cheira a mofo, mas é lá que se esconde a famosa passagem para Diagon-Al, o beco mais famoso do mundo dos feiticeiros!
«Era bastante miserável e sombrio para um lugar famoso. Algumas velhotas estavam a beber copinhos de xerez. Uma delas fumava cachimbo. Um homem baixinho com um chapéu alto conversava com o barman que era totalmente calvo e parecia uma noz inchada.»
Há apenas dois restaurantes no parque, o Caldeirão Escoante na Diagon-Al e o Três Vassouras em Hogsmeade. Esta versão do Caldeirão Escoante não é tão sombria e miserável como nos livros. É um restaurante que se assemelha à cantina de uma escola, com mesas compridas cheias de lugares para as pessoas se sentarem. O menú inclui alguns pratos típicos ingleses, como o Fish and Chips ou o Fisherman’s Pie e algumas iguarias do mundo dos feiticeiros, como o sumo de abóbora (que pessoalmente não gostei).
Banco Gringotts
Banco Gringotts em Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
Antes de nos aventurarmos pelas lojas de Diagon-Al, não nos podemos esquecer do mais importante… o dinheiro! Os feiticeiros têm a sua própria moeda e o melhor sítio para a guardar é o Banco de Gringotts.
«Tinham chegado junto a um edifício branco como a neve que se erguia acima das pequenas lojas. Por detrás das suas portas brilhantes de bronze, usando um uniforme escarlate e dourado, estava…
— Sim, é um duende — disse Hagrid baixinho…»
Existe um banco de Gringotts nos dois parques. O do parque da Diagon-al é uma réplica da entrada de Gringotts, com alguns artefactos dos feiticeiros, a explicação do valor de cada moeda e vários duendes nas suas bancadas que falam, trabalham e olham para ti ao mesmo tempo (parecia realmente real). Existe também, no topo do edifício, um dragão que de x em x tempo cospe fogo verdadeiro! O Gringotts do parque de Hogsmeade é uma atracção, onde poderás partir numa aventura alucinante nas vias férreas.
Ollivander’s
Interior da Ollivander’s Wand Store na Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A Ollivander’s é a loja que fabrica varinhas mágicas desde 382 a.C. A família que a fundou, os Ollivander, são conhecidos por serem os melhores fabricantes de varinhas da Grã-Bretanha.
«Uma campainha ouviu-se algures no fundo da loja quando eles entraram. Era um espaço pequenino, vazio, que tinha uma única cadeira raquítica onde Hagrid se sentou enquanto esperava. Harry experimentou a estranha sensação de ter entrado numa biblioteca muito austera, engoliu uma série de novas perguntas que acabavam de lhe passar pela cabeça e olhou para os milhares de caixas estreitinhas, metodicamente empilhadas até ao tecto.»
Também existe uma Ollivander’s em ambos os parques e lá também é possível adquirir uma varinha. As opções são variadas, desde as varinhas das personagens até varinhas personalizadas, compatíveis com a personalidade da pessoa (ou, no caso, do feiticeiro). Existem dois modelos de varinhas, a normal e a interactiva, que pode ser usada em pontos específicos dos parques para fazer ”magia”.
Floreios e Borrões

Montra da Floreios e Borrões na Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A Flourish and Blotts é uma famosa livraria localizada na Diagon-Al. Abriu pela primeira vez em 1654 e é onde os estudantes de Hogwarts vão comprar os seus livros.
«Compraram os livros escolares para o Harry numa livraria chamada Flourish and Blotts, onde as prateleiras estavam cheias até ao tecto com livros tão grandes como lajes de pedra, outros do tamanho de selos de correio, com capas de seda, livros cheios de símbolos peculiares, e alguns sem nada escrito.»
Infelizmente, no parque, a Flourish and Blotts só tinha mesmo a entrada. Não era uma loja a sério e o máximo que se podia fazer era admirar a montra interactiva decorada com livros e deixar o resto à imaginação.
Magias Mirabolantes dos Weasleys

Magias Mirabolantes dos Weasleys na Universal Studios — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A Magias Mirabolantes dos Weasley é uma loja de partidas mágicas fundada por Fred e George Weasley. O negócio começou por ser um serviço de entregas por coruja, quando os gémeos ainda estudavam em Hogwarts, e teve tanto sucesso que, após a doação de 1000 galeões que Harry fez depois de ter vencido o Torneio dos Três Feiticeiros, conseguiram abrir a loja na Diagon-Al.
«Comparadas com as montras abafadas por cartazes das lojas que as rodeavam, as vitrinas da loja de Fred e George pareciam um espectáculo de fogo-de-artifício (…) A montra à sua esquerda exibia um sortido deslumbrante de produtos que givavam, estouravam, faíscavam, saltavam e guinchavam; os olhos de Harry começaram a lacrimejar só de olhar para aquilo.»
A versão do parque não é tão grande por dentro como a do livro, mas é igualmente louca, agitada e colorida. Os produtos são variados e vão desde objectos e brinquedos dos livros aos doces.
Plataforma 9 ¾

Expresso de Hogwarts em Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A Plataforma Nove e Três Quartos localiza-se na Estação de King’s Cross, em Londres, e está escondida, através de magia, entre a parede que separa as plataformas 9 e 10. É aqui que os alunos da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts apanham o Expresso de Hogwarts, que parte todos os anos, dia 1 de setembro.
«O fumo da locomotiva elevava-se sobre as cabeças da multidão ruidosa enquanto gatos de todas as cores se enroscavam aqui e ali entre as pernas dos transeuntes. As corujas pareciam transmitir inquietação na forma como piavam umas às outras, abafando o chiar das pesadas malas a serem arrastadas pelo chão.»
Na Wizarding World of Harry Potter, o Expresso de Hogwarts é o que faz o translado entre os dois parques. Existe também a barreira mágica que separa a estação dos muggles da plataforma e uma experiência imersiva durante a viagem.
Hogsmeade

Hogsmeade em Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
Hogsmeade é uma pequena vila pitoresca situada nas redondezas da estação onde pára o Expresso de Hogwarts ao chegar ao castelo. É a única vila exclusiva de feiticeiros na Grã-Bretanha, e é permitido aos alunos de Hogwarts, a partir do terceiro ano, visitarem-na durante os fins de semana.
«Hogsmeade parecia um cartão de Natal. As pequeninas vivendas e lojas com telhados de colmo estavam todas cobertas de neve espessa, as portas enfeitadas com grinaldas de azevinho e das árvores pendiam fitas com velas encantadas.»
A Hogsmeade do parque é onde se encontra a maioria das atracções e montanhas-russas. Há imensas lojas, doces e artefactos dos livros, um espectáculo do coro de Hogwarts ao ar livre e é também onde se encontra o castelo. Foi o meu favorito entre os dois parques.
Três Vassouras

Entrada do restaurante Three Broomsticks na Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
O Três Vassouras é um pequeno pub e hospedaria. É outro dos lugares que os alunos de Hogwarts mais gostam de frequentar durante as visitas a Hogsmeade. Diz-se que o estabeelecimento é tão antigo como a própria vila de Hogsmeade e é famoso pela sua cerveja de manteiga.
«— Já sei — sugeriu Ron a bater o dente —, vamos tomar uma cerveja de manteiga nas Três Vassouras!
(…) Estava cheia de gente barulhenta, quente e com muito fumo. Uma mulher curvilínea e de rosto bonito servia um grupo de feiticeiros barulhentos no bar.»
É o segundo restaurante do parque e serve o mesmo menu que o Caldeirão Escoante, mas contrariamente ao primeiro, a organização deste já se assemelha mais a um pub, com as mesas separadas umas das outras. É um ambiente quente e agradável, como descrito nos livros, mas a cerveja de manteiga definitivamente não é tão boa como estava à espera.
Doces dos Duques

Entrada da loja Honey Dukes na Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A Doces dos Duques é uma das lojas de doces mais famosas entre os feiticeiros, situada em Hogsmeade. Foi fundada em 1641 e é um ponto popular entre os estudantes de Hogwarts.
«Havia prateleiras e prateleiras dos doces mais suculentos que é possível imaginar. Grandes pedaços de nogado cremoso, quadrados cor-de-rosa brilhantes de gelado de coco, grandes caramelos de todas as cores, centenas de variedades de chocolate arrumadas em grandes filas…»
Confirmo absolutamente tudo o que vem descrito nos livros. Acho que, depois da Ollivander’s, esta foi a loja onde mais desgracei a minha carteira. Há montes e montes de doces de todos os tipos, aqueles famosos como os sapinhos de chocolate ou os feijões de todos os sabores, mas também vários tipos de bolos, snacks, chocolates e tudo mais que possam imaginar.
Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts

Castelo de Hogwarts da Universal Studios Florida — Foto: Elga Fontes / Quem Me Lera
A última paragem deste litinerário só podia ser uma… a melhor escola de feitiçaria do mundo! Foi fundada por volta do século X por Godric Gryffindor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin.
«O nome dele está lá inscrito desde o dia em que nasceu. Ele vai frequentar a melhor escola de magia e feitiçaria do mundo. Sete anos lá e nem ele próprio se reconhecerá. Vai conviver com jovens que são como ele, para variar, e estará sobre a supervisão do maior director que Hogwarts alguma vez teve, Albus Dumbledore.»
No interior do castelo encontra-se outra das atrações do parque. Na fila para a montanha russa é possível ir visitando diversos pontos conhecidos, como as estufas, a entrada do gabinete de Dumbledore, as salas de aulas e muito mais. É um lugar mágico e, apesar de ser mais pequeno que o ”verdadeiro” castelo, estar lá é uma sensação realmente incrível.
Sem Comentários