Há muito que se fala da falta de diversidade no mercado editorial e quando nos focamos nos livros publicados em Portugal, o buraco é ainda maior. Contam-se pelos dedos o número de autores pertencentes a minorias publicados e traduzidos em Portugal, e se analisarmos o cenário da maioria das obras traduzidas, o tipo de protagonistas e os temas abordados são sempre os mesmos. Influenciar leituras mais inclusivas sempre foi um dos meus objetivos como bookstagrammer e criadora de conteúdo e no embalo das últimas polémicas, nomeadamente, o branqueamento da capa de “Opposite of Always” da Editorial Presença e a anulação do casal homossexual na capa de “Prom” da Penguin Books, decidi seguir em frente com um projeto que já estava na minha cabeça há alguns meses. As coisas nunca irão mudar se não fizermos por isso. Sejam bookstagrammers ou simples amantes da leitura, estamos todos em posição de fazer a diferença, ou, neste caso, ler a diferença.
O Projeto
O Ler a Diferença é um ciclo de leituras inclusivas ou, se preferirem, um clube de leitura aberto. Todos os meses haverá um tema e o objetivo é ler um livro correspondente, seguindo as indicações. No final de cada mês, será organizada uma sessão Zoom onde, em conjunto, iremos debater os livros lidos e partilhar experiências e aprendizagens. Todos os meses irei publicar, no site e no instagram, uma lista com os livros lidos e respectivos feedbacks dos leitores, de forma a levar esta iniciativa ainda mais longe. Essa lista será ainda reencaminhada a várias editoras portuguesas com quem já entrei em contacto, alertando para a necessidade de se traduzir obras mais diversificadas.
Temas e Datas
Abril: Dignidade Racial
- Livro escrito por autor negro;
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de espelhar o tema da dignidade racial, seja através de exposições sobre racismo ou refletindo a força da identidade negra (por exemplo, através de personagens fortes que não sejam descritas através de estereótipos)
Sessão Zoom: Sábado, dia 1 de maio
Maio: Identidade de Género
- Preferencialmente escrito por autor queer (não correspondente a padrão cis-heteronormativo);
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de espelhar o tema da identidade de gênero de forma central (não basta ser personagem secundária);
Sessão Zoom: Sábado, dia 5 de junho
Junho: LGBTQI+
- Preferencialmente escrito por autor pertencente à comunidade LGBTQI+;
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de protagonizar uma história de amor que não seja heteronormativa, ou, no caso de livros de não ficção e outros géneros não românticos, agregar um contributo à representação e luta pelos direitos da comunidade LGBTQI+;
Sessão Zoom: Sábado, dia 3 de julho
Julho: Positividade Corporal
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de ser protagonizado por uma personagem com um corpo fora do padrão e abordar ideais de positividade corporal, conceitos de beleza, autoaceitação, etc.;
Sessão Zoom: Sábado, dia 6 de agosto
Agosto: Pessoas com Deficiência
- Preferencialmente escrito por autor portador de deficiência;
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de contribuir de forma positiva e instrutiva para a representação e visibilidade de pessoas com deficiência;
Sessão Zoom: Sábado, dia 4 de setembro
Setembro: Saúde Mental
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de retratar o tema da Saúde Mental de forma atual, respeitosa e responsável;
Sessão Zoom: Sábado, dia 2 de outubro
Outubro: Culturas Marginalizadas
- Livro escrito por autor pertencente a uma cultura marginalizada;
- Qualquer género;
- Físico, digital, audiobook ou qualquer outro formato;
- Precisa de representar a cultura e os seus membros de forma digna, atual e respeitosa.
Sessão Zoom: Sábado, dia 6 de novembro
Regras
- O projeto decorrerá de 1 de abril a 6 de novembro.
- As sessões Zoom não são uma obrigatórias para ninguém. Poderão participar no desafio mesmo sem ir aos debates.
- Os participantes serão livres para escolher os meses em que querem participar e os temas que querem ler. Poderão participar todos os meses e ler todos os temas ou apenas alguns.
- Para participar nas sessões Zoom será preciso preencher um formulário. O link para a a sessão será sempre enviado para o mail perto da data. Haverá um novo formulário todos os meses e estará sempre disponível neste site, no separador “Ler a Diferença” da página “Projetos”
- Quem for à sessão Zoom não é obrigado a falar. Quem não se sentir à vontade e quiser ir apenas para assistir também o poderá fazer.
- Serão disponibilizados templates onde poderão partilhar, nas stories do instagram, as vossas opiniões e pensamentos ao longo das leituras. Será uma forma de promover não só o projeto, mas também os livros.
- A hashtag oficial é #leradiferença. Usem-na sempre que publicarem alguma coisa sobre o desafio.
- Será disponibilizado um formulário que poderão preencher com sugestões de livros que gostariam de ver traduzidos para português. Servirá como guia para mais tarde enviar as sugestões às editoras.
Sem Comentários