Opiniões

“With the Fire on High” de Elizabeth Acevedo

Autora: Elizabeth Acevedo
Editora: Hot Key Books
Publicação: Maio de 2019
Género: Ficção Young Adult
Páginas: 391

(O livro não possui tradução portuguesa)

Links de Compra:
Amazon Espanha | BookDepository | Wook | Kindle 

Sinopse

«With her daughter to care for and her abuela to help support, high school senior Emoni Santiago has to make the tough decisions, and do what must be done. The one place she can let her responsibilities go is in the kitchen, where she adds a little something magical to everything she cooks, turning her food into straight-up goodness. Still, she knows she doesn’t have enough time for her school’s new culinary arts class, doesn’t have the money for the class’s trip to Spain — and shouldn’t still be dreaming of someday working in a real kitchen. But even with all the rules she has for her life — and all the rules everyone expects her to play by — once Emoni starts cooking, her only real choice is to let her talent break free.»

Avisos de Conteúdo: relacionamento abusivo, morte de familiar, racismo, xenofobia, bullying;

Apreciação

Capa: ★★★★★
Edição: ★★★★★
Escrita: ★★★★☆
Enredo: ★★★★☆
Personagens: ★★★★☆
Responsabilidade: ★★★★★
Sentimento: ★★★★☆
Apreciação Geral: ★★★★☆

Opinião

Já há algum tempo que queria ler este livro e o meu novo desafio literário, Ler a Diferença, foi o pretexto de que estava à espera para o comprar. A história narra o último ano do ensino secundário de Emoni, uma mãe adolescente afro-latina com um dom para a culinária e sonhos postos em espera. 

É um livro que exala representação, tanto da comunidade negra como da comunidade porto-riquenha dos Estados Unidos da América, e dá-nos a conhecer alguns dos estigmas e dificuldades que perseguem a sua existência. Os diálogos sobre raça e nacionalidade foram inseridos de forma leve e natural, complementando a narrativa sem a limitar a esse prisma. Gostei especialmente das reflexões em relação ao colonialismo e à herança do tempo da escravatura, que foram muito pertinentes. 

«If there was one thing I learned once my belly started showing it’s that you can’t control how people look at you, but you can control how far back you pull your shoulders and how high you lift your chin.»

A protagonista é uma jovem que se viu forçada a crescer depressa demais, após engravidar com apenas 17 anos, e a reviravolta que a sua vida dá é a potência motriz do enredo. Acompanhamos todo o seu processo de adaptação, desde a batalha para manter as notas e acabar o secundário enquanto trabalha, às limitações nas expectativas de um futuro universitário e as dificuldades financeiras. Pelo meio há a intervenção de personagens secundárias inesquecíveis, como a incansável avó de Emoni, a melhor amiga carismática e, como não podia faltar, o interesse amoroso. Gostei muito da forma como Emoni foi caracterizada como uma mulher negra, latina e forte e de ver a forma como floresceu defronte as adversidades. O gosto pela cozinha foi um dos aspectos mais relevantes da sua personalidade e do próprio enredo, por isso, pelo meio, havia alguns capítulos dedicados a receitas de autoria da protagonista e descrições de deixar água na boca.

A escrita é bastante acessível e os capítulos são curtos e objetivos, o que tornou a leitura fluída. A narração ocorre na 1ª pessoa e a autora conseguiu transpor a personalidade de Emoni em cada reflexão, cada frase e cada diálogo. Apesar dos clichês e da delicadeza de alguns dos temas, a autora manteve sempre um compasso de boa-disposição que colmatou com lições sobre esperança e a importância de nos mantermos fiéis a nós mesmos.

Sem dúvida, um livro que nunca me cansarei de recomendar.

2 Comentários

  • Sofia Costa Lima
    25 de Abril, 2021 at 20:40

    Também gostei muito do livro! Achei que o facto de falar de uma mãe adolescente foi uma boa aposta e a culinária deu um “gosto” especial a toda a história.

    Responder
    • Elga Fontes
      28 de Abril, 2021 at 0:53

      Sim, concordo! Fiquei até com vontade de experimentar algumas das receitas ahahah

      Responder

Deixar uma resposta