Listas

Livros sobre Culturas Marginalizadas

Chegámos ao último mês do meu desafio literário, Ler a Diferença (se não sabes do que estou a falar, clica aqui), e após vários meses a ler livros sobre temas que, infelizmente, continuam a ser desvalorizados no panorama literário, vamos agora debruçar-nos sobre culturas marginalizadas.

O objetivo deste mês é ler livros escritos por autores pertencentes a culturas marginalizadas, que de alguma forma abordem e representem a cultura em questão. As sugestões que hoje trago focam-se nas culturas africanas, asiáticas e américo-latinas e, como sempre, estendem-se em vários géneros literários.

Estão também abertas as inscrições para a nossa última sessão zoom, que terá lugar dia 6 de novembro, às 21h, e onde iremos falar sobre as leituras deste mês e aprofundar mais este tema das culturas marginalizadas.

Inscreve-te aqui!

 

Africana

1. “Quem Teme a Morte” de Nnedi Okorafor

Quem Teme a Morte - Saída de Emergência

«Num futuro distante, um holocausto nuclear devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa “Quem Teme a Morte?”.

Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura… e, por fim, com a própria morte.»

Compra aqui!

2. “Filhos de Sangue e Osso” de Tomi Adeyemi

Filhos De Sangue E Osso, Tomi Adeyemi - eBook - Bertrand«Um romance épico com um mundo de fantasia rico em evocações históricas, magia, lutas de poder e amor. Uma aventura magnética baseada na cultura africana.

A história é sobre um mundo onde a magia já existiu e necessita ser ressuscitada, as personagens principais são mulheres de forte personalidade que vão mostrando ao leitor as diversas etnias, a religião com diversos deuses e um passado muito antigo.»

Compra aqui!

 

 

3. “Sou Um Crime” de Trevor Noah

SOU UM CRIME - Tinta da China

«Depois de alguns meses esgotada e sempre muito solicitada pelos leitores, a autobiografia de TREVOR NOAH volta às livrarias em formato de bolso.
Actualmente, Trevor Noah apresenta o icónico programa televisivo The Daily Show e é um dos mais reconhecidos humoristas do mundo. Mas no dia em que nasceu era um crime — fruto da relação ilícita entre uma negra e um branco durante o apartheid. Impulsionado pela mãe — rebelde, teimosa, exigente e a grande homenageada do livro — e através de um prodigioso sentido de humor, Trevor Noah conseguiu quebrar o ciclo de pobreza e discriminação a que estava condenado, e chegar ao lugar onde o vemos hoje. É essa a história que conta em Sou Um Crime, a par com a história da África do Sul e uma abrangente história do racismo.»

Compra aqui!

4. “As Novas Identidades Portuguesas” de Patrícia Moreira

Wook.pt - As novas identidades portuguesas

«Num programa televisivo, após a afirmação de que “Portugal não é um país racista”, o apresentador pergunta a um dos convidados presentes se já teve algum amor colorido, ao que este responde que não é dado a etnias. Os colegas de trabalho da Djamila quando estão insatisfeitos com o serviço questionam se são “A preta da loja”. Estes episódios têm algum cariz racista?

Gregório e Ivanilsa, dois luso-cabo-verdianos, duas vidas distintas e um passado que os une. Um livro que embarca no conhecimento cultural da comunidade cabo-verdiana, que reside há tantas décadas em Portugal, e no processo de construção das identidades dos indivíduos. O romance revela, ainda, factos de preconceito racial ocorridos em Portugal.»

Compra aqui!

 

5. “O Alegre Canto da Perdiz” de Pauline Chiziane

O Alegre Canto da Perdiz, Paulina Chiziane - Livro - Bertrand

«Delfina é uma mulher bonita, «uma negra daquelas que os brancos gostam». A história de vida desta Delfina, «dos contrates, dos conflitos, das confusões e contradições», é a história da mulher africana, a história da apocalíptica perda do sonho. Esta mulher debate-se entre «escolher o caminho do sofrimento», o amor que sente por José dos Montes, e «eliminar a sua raça para ganhar a liberdade», procurando o homem branco que lhe dará o alimento e o conforto que deseja. Mas o que é o amor para a mulher negra? Na terra onde as mulheres se casam por encomenda na adolescência?O problema arrasta-se ao longo do livro, aparentemente sem solução: «viver em dois mundos é o mesmo que viver em dois corpos, não se pode. Tu és negra, jamais serás branca». Mesmo assim, a mulher negra «procura um filho mulato, para aliviar o negro da sua pele como quem alivia as roupas de luto». O sufoco das palavras outrora silenciadas, a valentia e a frontalidade gritam alto nos romances de Paulina Chiziane. Neste diálogo consigo própria, a conhecida escritora moçambicana, mistura imaginação, fantástico, misticismo, num retrato poderoso e peculiar da sociedade e da mulher africanas.»

Compra aqui!

6. “Os Transparentes” de Ondjaki

Os Transparentes - Livro - WOOK

«Ondjaki, o escritor angolano já bem conhecido do público por obras como o assobiador (2002), quantas madrugadas tem a noite (2004), os da minha rua (2007), AvóDezanove e o segredo do soviético (2008), entre outros títulos, sempre colocou Angola, e em particular Luanda, de onde é natural, no centro da sua escrita.

Com o presente romance, de novo aparece Luanda – a Luanda atual do pós-guerra, das especificidades do seu regime democrático, do «progresso», dos grandes negócios, do «desenrasca» – como pano de fundo de uma história que é um prodígio da imaginação e um retrato social de uma riqueza surpreendente.

Combinando com rara mestria os registos lírico, humorístico e sarcástico, os transparentes dá vida a uma vasta galeria de personagens onde encontramos todos os grupos sociais, intercalando magníficos diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna.»

Compra aqui!

7. “Os Dois Irmãos” de Germano Almeida

Leyaonline - Os Dois Irmãos - ALMEIDA, GERMANO«Os Dois Irmãos inspira-se numa história verídica.

André, caboverdiano emigrante em Lisboa, recebe uma carta do pai a dizer-lhe que João, o seu irmão mais novo, se tinha envolvido com a sua mulher e a exigir-lhe que regresse para que limpe a desonra que tinha caído sobre a família.

A pressão do pai e da própria aldeia vai constituir uma terrível força que o leva a matar o irmão, por quem tinha enorme amizade e ternura.

Um conflito entre as leis atuais e uma lei ancestral não escrita, mas aceite pela comunidade, talvez até mais poderosa.»

Compra aqui!

 

 

Asiática

1. “Frank e o Amor” de David Yoon

Frank e o Amor – Grupo Presença

«Frank tem dois nomes: Frank Li, o seu nome americano; e Sung-Min Li, o seu nome.
coreano. Mas ninguém usa o seu nome coreano porque Frank nasceu e foi criado no sul da Califórnia.
Mesmo assim, os seus pais estão à espera de que ele arranje uma namorada coreana à moda antiga? o que é um problema, porque Frank conseguiu finalmente sair com a rapariga dos seus sonhos: Brit Means. Brit, que é inteligente e que o faz rir como mais ninguém. Brit, que não é coreana.

Agora que se apaixonou pela primeira vez, Frank tem de lidar com o facto de que as expetativas tradicionais dos seus pais não lhe deixam muita margem de manobra para ser um adolescente americano comum. Desejando desesperadamente estar com Brit, Frank recorre a Joy Song, filha de um casal amigo dos pais que se encontra exatamente na mesma situação que ele.

Juntos, desenvolvem um plano para se ajudarem mutuamente e garantirem que os pais não os pressionam. Frank acredita que encontrou a solução para todos os seus problemas, mas quando a vida lhe puxa o tapete, interroga-se se sabe o que é o amor e se realmente se conhece a si mesmo. Neste comovente romance, o autor David Yoon responde à pergunta Quem sou eu? e o resultado que obtém é divertido, sincero e simplesmente inesquecível.»

Compra aqui!

2. “Homens Sem Mulheres” de Haruki Murakami

Homens sem Mulheres - Livro - WOOK

«O que têm em comum os Beatles, Hemingway, François Truffaut, Woody Allen, Tchékhov, um rapaz chamado Gregor Samsa, um médico doente de amor e o dono de um bar de jazz? Haruki Murakami, pois claro. São sete os contos que dão forma ao mais recente livro: Homens sem Mulheres. Sete homens desencantados e a contas com a solidão. Sete histórias de solidão, mágoa e luto que desafiam os lugares- -comuns sobre o amor. Sete maneiras de traduzir a mesma melancolia, enquanto lá fora «a chuva continua a cair, provocando no mundo inteiro um interminável calafrio». Mas não se deixem enganar: este livro está repleto de mulheres: desejadas, sonhadas, traídas, ouvidas, invocadas, incompreendidas, sobrevalorizadas, eternamente amadas e perdidas para sempre. Um dia, o leitor corre o risco de se transformar num homem sem mulheres. Depois não digam que não avisámos.»

Compra aqui!

3. “Gueixa, Uma Vida” de Mineko Isawaka

Wook.pt - Gueixa, Uma Vida

«Em Gueixa, Uma VidaI, Mineko Iwasaki descreve a sua história, desde a mais tenra infância até ao momento em que, com apenas 29 anos de idade, tomou a decisão de se afastar da vida de gueixa para casar-se. O seu testemunho revela os detalhes de um estilo de vida que, durante algum tempo, pôde sobreviver numa espécie de mundo à parte, e cuja função e identidade consistiam em preservar as tradições do passado.»

Compra aqui!

 

4. “Eu, Malala” de Malala Yousafzai

Eu, Malala - Livro - WOOK

«No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos Malala – uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas – tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo.»

Compra aqui!

5. “Asiáticos Podres de Ricos” de Kevin Kwan

Asiáticos e Podres de Ricos, Kevin Kwan - Livro - Bertrand

«Baseado no filme que estreou no final de 2018, e que foi um sucesso de bilheteira, tornando uma das comédias românticas mais lucrativas dos últimos anos.

Uma história sobre um casal prestes a casar em Nova York, e toda a sociedade de Singapura que envolve dinheiro, poder, ascensão.

Será que o amor consegue superar tudo isto?»

Compra aqui!

 

 

6. “O Tigre Branco” de Aravind Adiga

O Tigre Branco - eBook - WOOK

«O Tigre Branco arrebatou por unanimidade o Man Prémio Booker Prize de 2008, um dos mais prestigiados galardões literários a nível mundial. Ainda antes da sua nomeação para o prémio, O Tigre Branco era já apontado como um dos melhores romances do ano e Aravinda Adiga como uma grande revelação e um extraordinário romancista. A shortlist para o Booker era composta por candidatos muito fortes, muito embora O Tigre Branco tenha conquistado o júri a uma só voz. Romance de estreia, entrou de imediato nas preferências dos críticos, que o classificaram como “uma estreia brilhante e extraordinária”. O livro revela uma Índia ainda muito pouco explorada pela ficção, a Índia negra, violenta e exuberante das desigualdades socioculturais. Toda a obra é uma longa carta dirigida ao Primeiro-Ministro chinês, escrita ao longo de sete noites. O autor da carta apresenta-se como o tigre branco do título, e auto-denomina-se um “empreendedor social”. Descrevendo a sua notável ascensão de pobre aldeão a empresário e empreendedor social, o autor da carta, Balram, acaba por fazer uma denúncia mordaz das injustiças e peculiaridades da sociedade indiana. Fica assim feito o retrato de uma sociedade brutal, impiedosa, em que as injustiças se perpetuam geração após geração, como uma ladainha que se entoa incessantemente ao ritmo de uma roda de orações. São muito poucos os animais que conseguem abrir um buraco na vedação e escapar ao destino do cárcere eterno. O Tigre Branco é um deles.»

Compra aqui!

7. “Days of Distraction” de Alexander Chang

Days of Distraction by Alexandra Chang«A wry, tender portrait of a young woman — finally free to decide her own path, but unsure if she knows herself well enough to choose wisely—from a captivating new literary voice

The plan is to leave. As for how, when, to where, and even why—she doesn’t know yet. So begins a journey for the twenty-four-year-old narrator of Days of Distraction. As a staff writer at a prestigious tech publication, she reports on the achievements of smug Silicon Valley billionaires and start-up bros while her own request for a raise gets bumped from manager to manager. And when her longtime boyfriend, J, decides to move to a quiet upstate New York town for grad school, she sees an excuse to cut and run.

Moving is supposed to be a grand gesture of her commitment to J and a way to reshape her sense of self. But in the process, she finds herself facing misgivings about her role in an interracial relationship. Captivated by the stories of her ancestors and other Asian Americans in history, she must confront a question at the core of her identity: What does it mean to exist in a society that does not notice or understand you?

Equal parts tender and humorous, and told in spare but powerful prose, Days of Distraction is an offbeat coming-of-adulthood tale, a touching family story, and a razor-sharp appraisal of our times.»

Compra aqui!

Américo-latina

1. “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Marquez

Wook.pt - Cem Anos de Solidão«Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo.»

Com estas palavras – tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou do Em Busca do Tempo Perdido começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.

A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.»

Compra aqui!

2. “Como Água para Chocolate” de Laura Esquível

Wook.pt - Como Água para Chocolate«Como Água para Chocolate tem marcado gerações de leitores em todo o mundo desde a sua publicação. Romance mágico e intemporal, conta-nos a história das mulheres da família De La Garza.

Tita, a mais nova, está proibida de casar, condenada pela tradição mexicana a cuidar da mãe até ao fim dos seus dias. Mas Tita apaixona-se por Pedro, transformando irremediavelmente a vida de todos. Perante esse amor impossível, Pedro decide casar com Rosaura, a irmã de Tita, pois é a única forma de estar perto da sua amada. E durante vinte e dois anos Tita e Pedro vivem sob o mesmo teto , dominados pela paixão não consumada.

Os jovens comunicam e seduzem-se através da comida que Tita prepara com a devoção e a ousadia de uma mulher desesperada. Em volta das suas receitas, une-se a família e também se cozem e temperam amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte. Até ao dia em que a devoção dos amantes é posta à prova e o seu Destino se concretiza por fim.

Através dos amores proibidos de Tita e Pedro, Laura Esquivel retrata o México rural dos princípios do século XX e tece um hino inesquecível ao prazer dos sentidos e à liberdade criativa da mulher.»

Compra aqui!

3. “A Casa na Rua das Mangas” de Sandra Cisneros

Wook.pt - A Casa da Rua das Mangas«A Casa na Rua das Mangas conta a história de Esperanza Cordero que vive num bairro problemático. Esperanza não quer fazer parte desta dura realidade nem aceita as baixas expectativas que o mundo tem para ela. É uma história de força, de uma rapariga que quer traçar o seu próprio destino apesar das dificuldades.»

Compra aqui!

 

 

 

 

4. “Mulheres da Minha Alma” de Isabel Allende

Wook.pt - Mulheres da minha alma«”Cada ano vivido e cada ruga contam a minha história.”

Isabel Allende percorre os labirintos da memória e oferece-nos um emocionante testemunho sobre a sua relação com o feminismo e a sua condição de mulher.

Em Mulheres da minha alma, a autora chilena convida-nos a acompanhá-la nesta emocionante viagem, em que revisita a sua ligação ao feminismo, desde a infância até aos dias de hoje. Recorda algumas mulheres incontornáveis na sua vida: Panchita, Paula e a agente Carmen Balcells, cuja ausência chora ainda hoje; escritoras de nomeada como Margaret Atwood; jovens artistas que trazem na pele a rebeldia das novas gerações; mulheres anónimas que sofreram na pele a violência de género e, com dignidade e coragem, se levantam e avançam. Todas elas a inspiram e a acompanham ao longo da vida: as mulheres da sua alma.

Reflete, ainda, sobre as mais recentes lutas sociais, nomeadamente as revoltas no seu país de origem e, claro, sobre este novo contexto que o mundo atravessa com a pandemia. Tudo isto sem deixar de manifestar a sua inconfundível paixão pela vida e a sua crença em que, independentemente da idade, há sempre tempo para o amor.»

Compra aqui!

5. “Mexican Gothic” de Silvia Moreno-Garcia

Mexican Gothic: Moreno-Garcia, Silvia: 9780525620785: Amazon.com: Books«The acclaimed author of Gods of Jade and Shadow returns with a mesmerising feminist re-imagining of Gothic fantasy, in which a young socialite discovers the haunting secrets of a beautiful old mansion in 1950s Mexico.

He is trying to poison me. You must come for me, Noemí. You have to save me.

When glamorous socialite Noemí Taboada receives a frantic letter from her newlywed cousin begging to be rescued from a mysterious doom, it’s clear something is desperately amiss. Catalina has always had a flair for the dramatic, but her claims that her husband is poisoning her and her visions of restless ghosts seem remarkable, even for her.

Noemí’s more suited to cocktail parties than amateur sleuthing, but she heads immediately to High Place, a remote mansion in the Mexican countryside, determined to discover what is so affecting her cousin. She’s tough and smart, with an indomitable will, and she is not afraid: not of her cousin’s new husband, who is both menacing and alluring; not of his father, the ancient patriarch who is fascinated by Noemí; and not of the house itself, which begins to invade Noemi’s dreams with visions of blood and doom.

Her only ally in this inhospitable abode is the family’s youngest son. Shy and gentle, he wants to help – but he might also be hiding dark knowledge of his family’s past. For there are many secrets behind the walls of High Place. The family’s once colossal wealth and faded mining empire kept them from prying eyes, but as Noemí digs deeper she unearths stories of violence and madness.

And Noemí, mesmerised by the terrifying yet seductive world of High Place, may soon find it impossible to leave this enigmatic house behind…»

Compra aqui!

6. “With the Fire on High” de Elizabeth Acevedo

With the Fire on High (English Edition) - eBooks em Inglês na Amazon.com.br«From the New York Times bestselling author of the National Book Award-winning title The Poet X comes a dazzling novel in prose about a girl with talent, pride, and a drive to feed the soul that keeps her fire burning bright.

Ever since she got pregnant freshman year, Emoni Santiago&;s life has been about making the tough decisions&;doing what has to be done for her daughter and her abuela.

The one place she can let all that go is in the kitchen, where she adds a little something magical to everything she cooks, turning her food into straight-up goodness.

Even though she dreams of working as a chef after she graduates, Emoni knows that it&;s not worth her time to pursue the impossible. Yet despite the rules she thinks she has to play by, once Emoni starts cooking, her only choice is to let her talent break free.»

Compra aqui!

7. “I’m Not Your Perfect Mexican Daughter” de Erika L. Sanchez

Amazon.com: I Am Not Your Perfect Mexican Daughter: 9781524700485: Sánchez, Erika L.: Books«The Absolutely True Diary of a Part-Time Indian meets Jane the Virgin in this poignant but often laugh-out-loud funny contemporary YA about losing a sister and finding yourself amid the pressures, expectations, and stereotypes of growing up in a Mexican-American home.

Perfect Mexican daughters do not go away to college. And they do not move out of their parents’ house after high school graduation. Perfect Mexican daughters never abandon their family.

But Julia is not your perfect Mexican daughter. That was Olga’s role.

Then a tragic accident on the busiest street in Chicago leaves Olga dead and Julia left behind to reassemble the shattered pieces of her family. And no one seems to acknowledge that Julia is broken, too. Instead, her mother seems to channel her grief into pointing out every possible way Julia has failed.

But it’s not long before Julia discovers that Olga might not have been as perfect as everyone thought. With the help of her best friend Lorena, and her first love, first everything boyfriend Connor, Julia is determined to find out. Was Olga really what she seemed? Or was there more to her sister’s story? And either way, how can Julia even attempt to live up to a seemingly impossible ideal?»

Compra aqui!

Sem Comentários

    Deixar uma resposta